Quando um paciente precisa de uma vaga hospitalar, ele não quer saber se a responsabilidade é do município, do Estado, da CROSS, da Santa Casa ou do sistema de regulação. Ele quer viver.
É justamente essa realidade que motivou uma representação protocolada no Ministério Público do Estado de São Paulo pelo advogado Giovani Aragão F. Gonzalez e pelo vereador Damião Brito (Rede), pedindo uma investigação aprofundada sobre o funcionamento da regulação de vagas, a disponibilidade de leitos e a demora na transferência de pacientes em Araçatuba. O documento sustenta que é preciso descobrir, com base em dados oficiais, onde estão os gargalos que podem estar comprometendo o atendimento à população.
Mais do que apontar culpados, a representação cobra respostas.
Enquanto alguns faturam, pacientes esperam
Nos últimos anos, a saúde pública brasileira transformou-se em um setor que movimenta bilhões de reais. Hospitais recebem recursos públicos, organizações sociais administram unidades, empresas fornecem equipamentos, medicamentos e serviços, enquanto pacientes continuam aguardando por leitos, cirurgias e transferências.
Quando o dinheiro circula, mas a assistência não chega a tempo, a sociedade tem o direito de perguntar: onde está o problema?
É exatamente isso que a representação pretende esclarecer.
Os autores pedem que o Ministério Público reconstrua, passo a passo, o caminho percorrido por cada paciente desde a indicação médica de internação até a efetiva transferência, identificando se a demora ocorreu no hospital, na alimentação do sistema, na CROSS, na falta de leitos, no transporte ou em outra etapa do processo.
Três mortes servem de alerta
O documento utiliza três mortes ocorridas em momentos diferentes como exemplos que justificariam uma investigação mais ampla.
Os autores fazem questão de destacar que esses casos não são apresentados como prova de negligência, erro médico ou responsabilidade de qualquer profissional ou instituição, mas como fatos que merecem análise técnica para verificar se houve falhas na rede de atendimento.
A principal preocupação é saber se essas situações são episódios isolados ou se revelam um problema estrutural capaz de atingir qualquer cidadão que dependa do Sistema Único de Saúde.
Os três nomes citados são de:
• Esther Aaparecida Ramos de Oliveira, de 32 anos, que procurou atendimento diversas vezes a partir de 25 de junho de 2026, com sintomas como falta de ar, dor no peito e formigamento no braço, falecendo em 9 de julho. A representação pede análise integral dos prontuários, exames e eventual solicitação de vaga para internação.
• Sérgio Alves de Oliveira, de 69 anos, atendido em agosto de 2024. Segundo o documento, o caso já foi objeto de ação judicial com produção de prova pericial e condenação em primeira instância, ainda em fase recursal. Os autores pedem que esses elementos também sejam considerados pelo Ministério Público.
• Luciano Alex Pereira, de 51 anos, que deu entrada no Pronto-Socorro em 24 de julho de 2026 com dores no peito, náuseas e insuficiência respiratória. Houve solicitação de transferência hospitalar, mas ele morreu no dia seguinte antes da efetivação da vaga. A representação pede a reconstrução completa do fluxo de regulação desse atendimento.
O papel da CROSS também entra em análise
Outro ponto relevante da representação é o pedido para que o Ministério Público examine o funcionamento da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Os autores querem comparar os prontuários médicos com as informações efetivamente lançadas no sistema estadual de regulação, verificando se agravamentos clínicos foram comunicados corretamente e se as prioridades atribuídas aos pacientes correspondiam ao seu estado de saúde.
Se houver diferença entre aquilo que estava registrado no hospital e o que chegou ao sistema, isso poderá indicar um dos pontos críticos da investigação.
Quantos leitos existem de verdade?
Outro questionamento importante diz respeito aos leitos hospitalares.
Não basta informar quantos estão oficialmente cadastrados.
A representação pede que sejam identificados quantos realmente estão funcionando, quantos permanecem bloqueados, quantos estão disponíveis para regulação e quantos deixaram de operar por falta de profissionais, equipamentos ou outras limitações.
Sem essas informações, torna-se impossível avaliar se a demora decorre da falta de estrutura ou de problemas administrativos.
Esperas de até 72 horas
Os autores também pedem um levantamento estatístico sobre o tempo de espera dos pacientes.
O objetivo é identificar quantos aguardaram mais de 6, 12, 24, 48 ou até 72 horas por uma vaga hospitalar e verificar se existe relação entre essas demoras e a ocupação dos leitos disponíveis.
Se confirmadas esperas prolongadas, o problema deixaria de ser pontual para assumir caráter estrutural.
Ministério Público poderá ampliar investigação
Entre as medidas solicitadas estão a instauração de Inquérito Civil, requisição de informações à Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, DRS-II, CROSS e Santa Casa, além da possibilidade de inspeções técnicas nas unidades de saúde.
Caso sejam constatadas deficiências, o Ministério Público poderá adotar recomendações, firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou até ajuizar Ação Civil Pública.
A vida não pode esperar
A maior contribuição da representação talvez esteja justamente em não buscar um culpado antecipadamente.
Ela propõe descobrir onde o sistema falha para que novas tragédias possam ser evitadas.
Porque, quando um paciente morre aguardando uma vaga, pouco importa qual órgão era responsável.
Para a família, o resultado é sempre o mesmo.
E, numa sociedade que investe bilhões na saúde pública, aceitar que pessoas morram esperando atendimento não pode jamais ser tratado como rotina.






